Podemos dizer com tranquilidade que o churrasco é uma paixão nacional, quem não gosta de receber a família e os amigos para assar uma carne em casa? O duro é que nem todo mundo tem uma churrasqueira ainda. Por isso, vamos te ajudar a escolher o modelo de churrasqueira ideal para você ter na sua casa.

Hoje em dia existe opção para todo mundo, temos as clássicas com carvão, temos a gás e também outros tipos de equipamentos que você pode usar para fazer churrasco, como o pit smoker, que é perfeito para fazer defumação. Vamos conferir?

 

Churrasqueira de alvenaria

Essa vocês já conhecem, é a mais tradicional de todas. Por usar carvão, o ideal é que ela seja instalada em um ambiente aberto com circulação de ar. Sua instalação é feita por profissionais e muitas vezes você pode fazer personalizada para o espaço que tem disponível.

 

Churrasqueira a gás

Essa é uma ótima opção para quem mora em apartamento, podendo ser instalada direto na parede, precisa apenas de um botijão ou de gás encanado. Não faz muita sujeira e é fácil para controlar as chamas, atingindo a temperatura ideal em pouco tempo. A versão com suporte é tradicional nos EUA.

 

Churrasqueira elétrica

Você com certeza já viu a versão portátil dela, que é muito comum em apartamentos ou para quem procura uma opção mais acessível. Você também encontra versões para embutir, com rodinha e até mesmo a giratória. O sabor nem sempre fica parecido com o churrasco tradicional, por não ter a brasa, mas é uma boa alternativa.

 

Pit smoker

Não é exatamente uma churrasqueira, mas também é uma opção muito legal para quem quer inovar no churrasco e aprender novas técnicas. Ele serve para defumação. Por ter uma tampa, a cocção é feita através do calor indireto gerado em um compartimento onde é colocado o carvão/lenha. Existem opções tanto para ter no quintal quanto para ter na varanda de um apartamento.

 

Parrilla

Tradicional da Argentina e Uruguai, esse modelo se diferencia pela distância entre a brasa e a grelha. Geralmente tem uma fire box lateral onde ocorre a queima do carvão, caindo apenas a brasa. Devido à proximidade da brasa, acelera preparo da carne. Por conta fumaça, é indicada apenas para quem tem quintal ou um espaço bem aberto e arejado.

 

É claro que existem mais tipos e diversas variações, mas esses são os cinco modelos de churrasqueira mais comuns de se encontrar no mercado. O importante é analisar qual a sua necessidade e quanto você tem para investir, e a partir daí procurar a melhor para sua casa. O importante mesmo é não ficar sem churrasco!

Se ficarem com alguma dúvida, deixa pra gente nos comentários que a gente te ajuda a escolher a melhor churrasqueira para sua casa!

Postado por

Giovanni

Categorias