Aqui no Brasil temos a tradição de usar o sal grosso para fazer churrasco, mas existem diversos tipos de temperos e de sal para churrasco. E ao contrário do que muitos pensam, esses itens estão cada vez mais acessíveis, podendo ser encontrados em açougues e em diversos e-commerces que entregam para todo o Brasil.

Para começar a se aventurar com os temperos, vamos te apresentar alguns tipos de sais que você pode usar no preparo das carnes e acompanhamentos do seu churrasco. Surpreenda sua família (e num futuro próximo, seus convidados também) com novos sabores, proporcionando uma experiência Bárbara! Vamos lá?

Sal Grosso

Para começar, vamos falar do mais tradicional sal para churrasco, o sal grosso. Ele não passa por processo de refinação e é obtido através da extração mineral ou concentração e secagem da água do mar. O ideal é ser aplicado antes, porque o grão é maior.

Sal de parrilla

Esse sal para churrasco é tradicional da Argentina, tem grãos médios e salga de maneira mais uniforme. Ele pode ser aplicado tanto antes de ir para parrilla quanto depois, para finalizar, devido sua gramatura.

Sal marinho

Sua formação vem da evaporação da água do mar e não passa por processos de refinação, mantendo seus nutrientes naturais e tendo uma coloração diferenciada. Seus grãos são maiores e seu sabor mais acentuado.

Sal defumado

Esse sal é levemente defumado com madeiras nobres, que possui um sabor levemente adocicado, ressaltando o sabor do defumado. Ele é super versátil, combinando com diversas carnes.

Sal negro

Com origem vulcânica, o sal é extraído do Himalaia. Assim como o sal grosso não é refinado. Sua coloração deve-se ao enxofre, cloreto de sódio e ferro que tem em sua composição, criando também uma crocância e sabor únicos. Combina perfeitamente com carnes vermelhas.

Sal rosa do Himalaia

Ele tem esse nome devido sua coloração cor de rosa. Sua composição tem metade do sódio do sal normal, sendo um dos sais mais puros. Seu sabor é suave e levemente picante, combinando com diversos tipos de carne.

Flor de sal

Esse sal vem dos primeiros cristais colhidos das salinas. Eles não passam por nenhum refinamento, tendo um formato único. O mais legal é que pode ser usando tanto em carnes e saladas, como em sobremesas também.

 

Agora é só escolher um para usar no seu próximo churrasco. Não se esqueça de falar pra gente qual testou e como ficou o resultado final!

Postado por

Giovanni

Categorias