O churrasco é nossa paixão e não podemos negar que, muitas vezes, acompanhado de uma boa cerveja fica ainda melhor. Por isso, hoje vamos te contar o que é uma nano cervejaria!
Nano cervejaria
Pelo nome, podemos imaginar que se trate de algo bem pequeno já que, por definição, nano é algo micro dividido por mil milhões.
Dentro do universo cervejeiro não existem parâmetros que definam oficialmente a diferença entre cervejaria, micro cervejaria e nano cervejaria, mas muitos concordam com os seguintes parâmetros de produção litro/mês:
Nano cervejaria: até 1.000 litros/mês
Micro cervejaria: até 200.000 litros/mês
Cervejaria: passou de duzentos mil? O céu é o limite!
Logo, considera-se que as nano cervejarias fabricam cervejas artesanais, que são produzidas em menor escala, de acordo com o que o aspirante ou mestre cervejeiro deseja e com cada etapa acompanhada e controlada de forma meticulosa.
Já ouviu falar mal de nano cervejarias?
O termo ficou marcado como algo pejorativo, porque além de dar a impressão de irrelevância, muitos produtores atuam sem todas as licenças necessárias para fabricar suas cervejas artesanais com uma produção caseira ou com equipamentos profissionais.
Mas podemos provar que a história não é sempre assim, porque existem muitas cervejarias que implantam o conceito para criar experimentações e outras que se intitulam artesanais, independente da quantidade produzida, já que os cuidados com os detalhes do processo permanecem os mesmos.
Uma nano cervejaria de sucesso dentro de uma cervejaria
A Colorado produz hoje milhares de litros de cerveja por mês em uma fábrica moderna, que não perdeu sua essência de 25 anos atrás e segue inovando e trazendo os sabores do Brasil.
Para isso, a fábrica da cervejaria teve um pequeno laboratório em que a criatividade dos cervejeiros, responsáveis por tudo que acontece lá, ganhou asas para dar vida à biodeliciosidade da cervejaria.
Nesse pequeno espaço, fizeram experimentações de diversos ingredientes do nosso país continental que acabaram nas gondolas do supermercado perto da sua casa.
Desses testes surgiu a ideia de usar ingredientes brasileiros na principal linha da Colorado, que nos permite experimentar a Cauim, uma pilsen com mandioca; Indica, deliciosa IPA com rapadura; a Weiss Appia, de trigo com mel; e a Demoseille, porter que leva café.
Ficou com água na boca, não é? Conta pra gente nos comentários o que mais gostou de saber sobre as nano cervejarias e qual é a sua Colorado favorita!